O Centro de Energias Renováveis e Manutenção Industrial (CERMI) e o Ministério da Educação (ME) assinaram, hoje à tarde, um protocolo que visa a prestação de serviços de eficiência energética e energias renováveis, por este centro, a escolas e edifícios daquela estrutura governamental em todo o país.

Com este protocolo o CERMI deverá garantir ao ME a prestação de serviços de Eficiência Energética e Energias Renováveis nos edifícios públicos e escolas de Cabo Verde através de um programa “Escolas Sustentáveis”, que será implementado muito em breve.

O Diretor-geral do Planeamento, Orçamento e Gestão (DGPOG) do Ministério da Educação, José Marques, considerou, após o acto de assinatura, que decorreu nas instalações do CERMI, que esta parceria significa um passo importante para a sustentabilidade das infra-estruturas do ensino em Cabo Verde.

“Temos uma rede educativa com cerca de 490 a 500 estabelecimentos de ensino básico e secundários e mais de 500 do ensino pré-escolar. Por isso, há necessidade de trabalharmos a questão energética, tanto do ponto de vista da sustentabilidade como, também da segurança das infraestruturas educativas” explicou o DGPOG do ME.

Segundo José Marques, o objetivo é aproveitar as sinergias que podem ser criadas e a experiência que o CERMI tem neste domínio, para ajudar as escolas na gestão quotidiana da produção e da utilização eficiente da energia, ao mesmo tempo que o centro terá a oportunidade de desenvolver novos projectos na sua área de intervenção.

Por sua vez, o PCA do CERMI manifestou a sua satisfação pelo estabelecimento de mais esta parceria: “Para nós é uma enorme satisfação porque este protocolo enquadra-se dentro das competências do CERMI, no que toca à promoção das energias renováveis (ER) e à eficiência energética (EE). Temos tido a preocupação de tentar levar a questão da ER e da EE a todos os cantos do país” realçou Luís Teixeira, para quem “as escolas têm um papel fundamental neste processo”.

Outra vantagem esperada é a criação de oportunidades de emprego para os jovens que o CERMI vem formando e a densificação da economia das energias renováveis, uma vez que os projectos a serem implementados abrangerão todas as ilhas e necessitarão de mão-de-obra especializada, assim como de um bom fornecimento de equipamentos e materiais que as empresas nacionais do ramo poderão prover.

O CERMI juntamente com o governo e outros parceiros, tem apostado fortemente na promoção das energias renováveis no país, na perspectiva de um futuro mais sustentável para Cavo Verde.

[meta_gallery_carousel]