O Centro de Energias Renováveis e Manutenção Industrial (CERMI) assinou, hoje de manhã, um protocolo de cooperação com o Centre Sectoriel de Formation Professionnelle aux Metiers de Bâtiment et des Travaux Publics (CSFP-BTP) de Dianmniadio, Senegal.

Após o acto, o Presidente do Conselho de Administração do CSFP-BTP mostrou-se bastante satisfeito com a parceria agora estabelecida: “Muito obrigado por tudo. Foi com grande prazer que viemos aqui para assinar este protocolo” realçou Aliou Mboup, perspectivando, para um futuro próximo, a vinda de jovens do Senegal para se formarem no CERMI.

Este protocolo enquadra-se na estratégia de regionalização e internacionalização do CERMI, que “já realiza acções de formação direccionadas para pessoas de países e com parceiros da CEDEAO” conforme adiantou o PCA do centro, destacando o facto de que, até há pouco tempo, os professores eram contratados exclusivamente na Europa e que, presentemente, o CERMI está a recorrer a formadores e experts africanos, especialmente da região oeste-africana.

Um dos objetivos do protocolo agora assinado, segundo Luís Teixeira, “tem a ver justamente com a troca de competências em termos de professores”. Outra valência “é a capacitação dos docentes, através da formação de formadores, uma área em que o CERMI vem actuando e vai continuar a actuar, no âmbito do projeto de Ancoragem Regional do centro, financiado pela União Europeia e executado pela LuxDev.

Após a assinatura do protocolo, foi proporcionada à delegação da CSFP-BTP uma visita guiada às instalações do CERMI, nomeadamente oficinas, parque solar, salas de aulas, auditório, biblioteca e cantina.

A parceria entre as duas instituições visa ainda, globalmente, a troca de experiências nas áreas das energias renováveis e da formação profissional, onde cada um deverá contribuir nas áreas em que se encontre num nível mais avançado.

[meta_gallery_carousel]