Mensagem do Conselho de Administração em comemoração 6º aniversario do CERMI

O CERMI comemora hoje o seu 6º aniversario do CERMI. Inaugurado no dia 10 março de 2015, hoje o CERMI é sem dúvida uma referência em matéria de formação profissional e energias renováveis, tanto aqui em Cabo Verde, como nos países da nossa sub-região CEDEAO e PALOP.

Em primeiro lugar, o Conselho de Administração quer dar parabéns ao CERMI, todos seus funcionários, formandos, formadores, engenheiros e colaboradores, e desejar sucessos e vida longa à instituição!

Passados estes 6 anos, o balanco é francamente positivo. Pode-se dizer com alguma propriedade que o CERMI mudou a vida de muitas pessoas, incluindo funcionários, jovens formados, jovens incubados, técnicos do sector e de empresas de energia. Senão vejamos!

Ações e beneficiários de formação profissional

  1. De 2015 a 2021 (até março) foram realizadas (algumas ainda em funcionamento) um total 91 ações de formação profissional para total 1843 beneficiários (1043 jovens de formação inicial e 800 adultos de formação contínua).
  2. Destes 140 são técnicos estrangeiros de 15 países CEDEAO, em língua inglesa e francesa e em várias ações curtas de Energias Renováveis e Manutenção Industrial.
  3. Nos PALOP, caso de STP, 30 jovens em 2018, 37 técnicos de energia em 2020 e agora em 2021, mais 12 que estão em CV a ter a sua formação.
  4. Na curta duração foram certificados 40 peritos inspetores de sistemas de microgeração todas ilhas (exceto Brava), capacitados 15 técnicos de residenciais e pensões em solar térmico (Sal e Boavista) e 59 professores escolas técnicas e liceus 3 ilhas (Santiago, São Antão e São Vicente).
  5. Aumentamos o nº cursos no nosso catálogo, introduziu-se os níveis 2 e 3, e grande novidade foi o regime pós-laboral, rentabilizando ao máximo a capacidade instalada.
  6. Aumentamos o nº de bolsas para jovens, através do FT, PIEFE e FPEF, para todas ilhas e 22 municípios do país (jovens das ilhas bolsa cobre despesas de alojamento, alimentação e viagens).
  7. Mobilizamos junto do Governo (FSST, PIEEFE e FPEF) e LuxDev um total de 168.631.919 ECV para financiamentos bolsas de estudos.
  8. Na política de inclusão, beneficiamos muitos jovens com necessidades especiais, através protocolos com Comité Paralímpico, ICCA, Colmeia, CitiHabitat, etc.
  9. Acolhemos total de 117 estagiários (69 profissionais e 48 curriculares) de outras instituições universitárias e FP (incluindo formandos CERMI).

Promoção da Transição Energética, Energias Renováveis e Mobilidade Elétrica.

Nos últimos 5 anos, o CERMI participou na elaboração e implementação de 51 projetos de energias renováveis, sendo 835 kWp solar fotovoltaica, repartida por 560,02 kWp na bombagem solar, 274,97 kWp na microprodução e 174 kWth de coletor solar. Destacamos 5 projetos de microgeração na ilha de Santiago onde toda a assistência técnica foi feita pelo CERMI:

  1. Emprofac – instalação sistema fotovoltaico 70 kWp na sede
  2. Caixa Económica – instalação sistema fotovoltaico 68 kWp na sede
  3. Instalação 10 kits fotovoltaico, Rocha Lama e Achada Igreja, Santa Cruz (PEEE);
  4. Eletrificação de 15 Habitações com Energia Fotovoltaica off-grid na Comunidade de Lagoa e Achada Lagoa em Tarrafal de Santiago (fundo PEEE);
  5. Assembleia Nacional – Projeto de fornecimento, instalação, comissionamento e fiscalização de sistema solar fotovoltaico 120 kWp ligado à rede (fundo LuxDev)

Fez ainda instalação projetos demonstrativos em 5 empreendimentos hoteleiros da ilha do Sal:

  1. Hotel Relax: instalação de um sistema forçado de 500 litros;
  2. Hotel central: instalação de um sistema forçado de 500 litros;
  3. Residencial Santos: instalação de um sistema forçado de 200 litros;
  4. Hotel Pontão: instalação de sistema forçado para aquecimento direto da água jacuzzi do hotel;
  5. IEFP-Sal: instalação de um kit termossifão que servirá para aulas práticas de futuras ações de formação na ilha do Sal.

Nos últimos 4 anos, o CERMI tem sido parceiro técnico do programa POSER, Ministério da Agricultura e Ambiente, para a implementação da microprodução na agricultura em 7 ilhas, equipando vários furos com bombas solares e procedendo à formação dos benificiários locais.

Produção energia elétrica a base de energias renováveis

De 2016 a 2020, o CERMI participou na produção de 23.610.295 kWh de energia elétrica com fontes de energias renováveis, sendo 656.829 kWh através do seu edifício (autoprodução) e 22.953.466 kWh através da manutenção parque fotovoltaico do Palmarejo (contrato com Electra);

Na mobilidade elétrica, o CERMI é parceiro Técnico e Institucional do 1° Projeto Piloto, que permitiu a aquisição dos primeiros 7 carros elétricos do país e a instalação de postos de carregamentos (1° foi posto de carregamento foi montado nas instalações do CERMI).

Outras realizações e ações em projetos de cooperação e parceria

  1. Implementação do Projeto de parceria com Centro Luxemburgo (CdC GTB) e Criação da sociedade Centro Competências de Cabo Verde (CdC 3C, S.A), fundo LuxDev;
  2. Implementação do Projeto de Reforço Ancorarem regional do CERMI, âmbito CEDEAO, fundo UE e apoio LuxDev;
  3. Instalação de laboratório metrologia no CERMI, fundo LuxDev e parceria IGQPI;
  4. Projeto piloto Mobilidade elétrica, viatura e posto carregamento, fundo LuxDev;
  5. Participação na elaboração da Proposta para fundo NAMA Facility, com GIZ e DNICE;
  6. Implementação do Projeto de criação do mercado solar térmico em Cabo Verde, fundo Coop. Espanha, DNICE, âmbito nacional (foco Sal e Boavista);
  7. Criação do Documento de Estratégia para impulsionar o mercado da energia solar térmica em Cabo Verde, DNICE, fundo Coop. Espanhola;
  8. Criação Mapa de Competências e Curriculum para a profissão de instaladores e técnicos de manutenção de sistemas solares térmicos, com DNICE e Coop. Espanhola;
  9. Participação no Projeto Nexus Energia-Água, fundo UNIDO, DNICE, fundo UNIDO.

Transparência gestão e sustentabilidade da empresa

O modelo de rigor na administração implementado e as medidas de gestão tomadas nos últimos anos permitiram ao CERMI o pagamento de grande parte das dívidas acumuladas anteriormente junto de fornecedores. Conseguimos com acionista Estado fazer o aumento capital social da empresa. Temos todos instrumentos de gestão, os planos de atividades (2017, 2018, 2019 e 2020) e todos os nossos Relatórios e Contas (2016, 2017, 2018 e 2019) auditados (fiscal único, auditoria externa e tribunal de contas) e aprovados pelo acionista Estado.

As últimas palavras são de agradecimentos a todos, membros do CA, coordenadores unidades e gabinetes, funcionários, colaboradores tempo parcial, pessoal do 3C, responsáveis projetos CVE/881 e CVE/085, parceiro Centro Competências de Luxemburgo (CdC GTB), parceiros de cooperação internacional, em especial o Grão-ducado do Luxemburgo e a UE, e ao Governo de Cabo Verde, pela forma como tem dignificado e apoiado a formação profissional em particular o CERMI durantes estes últimos cinco anos.

Os desafios continuam, mas também as oportunidades são várias, portanto todos juntos, com força e determinação, vamos continuar a fazer do CERMI cada vez uma instituição referência, forte e capaz de apoiar Cabo Verde e os países africanos no seu processo de transição energética.

Parabéns ao CERMI!

Bem-haja ao CERMI!

Thank you very much!

 

Praia, 10 de março de 2021

O Conselho de Administração