O CERMI comemora hoje o seu 6º aniversario do CERMI. Inaugurado no dia 10 março de 2015, hoje o CERMI é sem dúvida uma referência em matéria de formação profissional e energias renováveis, tanto aqui em Cabo Verde, como nos países da nossa sub-região CEDEAO e PALOP.
Em primeiro lugar, o Conselho de Administração quer dar parabéns ao CERMI, todos seus funcionários, formandos, formadores, engenheiros e colaboradores, e desejar sucessos e vida longa à instituição!
Passados estes 6 anos, o balanco é francamente positivo. Pode-se dizer com alguma propriedade que o CERMI mudou a vida de muitas pessoas, incluindo funcionários, jovens formados, jovens incubados, técnicos do sector e de empresas de energia. Senão vejamos!
Ações e beneficiários de formação profissional
- De 2015 a 2021 (até março) foram realizadas (algumas ainda em funcionamento) um total 91 ações de formação profissional para total 1843 beneficiários (1043 jovens de formação inicial e 800 adultos de formação contínua).
- Destes 140 são técnicos estrangeiros de 15 países CEDEAO, em língua inglesa e francesa e em várias ações curtas de Energias Renováveis e Manutenção Industrial.
- Nos PALOP, caso de STP, 30 jovens em 2018, 37 técnicos de energia em 2020 e agora em 2021, mais 12 que estão em CV a ter a sua formação.
- Na curta duração foram certificados 40 peritos inspetores de sistemas de microgeração todas ilhas (exceto Brava), capacitados 15 técnicos de residenciais e pensões em solar térmico (Sal e Boavista) e 59 professores escolas técnicas e liceus 3 ilhas (Santiago, São Antão e São Vicente).
- Aumentamos o nº cursos no nosso catálogo, introduziu-se os níveis 2 e 3, e grande novidade foi o regime pós-laboral, rentabilizando ao máximo a capacidade instalada.
- Aumentamos o nº de bolsas para jovens, através do FT, PIEFE e FPEF, para todas ilhas e 22 municípios do país (jovens das ilhas bolsa cobre despesas de alojamento, alimentação e viagens).
- Mobilizamos junto do Governo (FSST, PIEEFE e FPEF) e LuxDev um total de 168.631.919 ECV para financiamentos bolsas de estudos.
- Na política de inclusão, beneficiamos muitos jovens com necessidades especiais, através protocolos com Comité Paralímpico, ICCA, Colmeia, CitiHabitat, etc.
- Acolhemos total de 117 estagiários (69 profissionais e 48 curriculares) de outras instituições universitárias e FP (incluindo formandos CERMI).
Promoção da Transição Energética, Energias Renováveis e Mobilidade Elétrica.
Nos últimos 5 anos, o CERMI participou na elaboração e implementação de 51 projetos de energias renováveis, sendo 835 kWp solar fotovoltaica, repartida por 560,02 kWp na bombagem solar, 274,97 kWp na microprodução e 174 kWth de coletor solar. Destacamos 5 projetos de microgeração na ilha de Santiago onde toda a assistência técnica foi feita pelo CERMI:
- Emprofac – instalação sistema fotovoltaico 70 kWp na sede
- Caixa Económica – instalação sistema fotovoltaico 68 kWp na sede
- Instalação 10 kits fotovoltaico, Rocha Lama e Achada Igreja, Santa Cruz (PEEE);
- Eletrificação de 15 Habitações com Energia Fotovoltaica off-grid na Comunidade de Lagoa e Achada Lagoa em Tarrafal de Santiago (fundo PEEE);
- Assembleia Nacional – Projeto de fornecimento, instalação, comissionamento e fiscalização de sistema solar fotovoltaico 120 kWp ligado à rede (fundo LuxDev)
Fez ainda instalação projetos demonstrativos em 5 empreendimentos hoteleiros da ilha do Sal:
- Hotel Relax: instalação de um sistema forçado de 500 litros;
- Hotel central: instalação de um sistema forçado de 500 litros;
- Residencial Santos: instalação de um sistema forçado de 200 litros;
- Hotel Pontão: instalação de sistema forçado para aquecimento direto da água jacuzzi do hotel;
- IEFP-Sal: instalação de um kit termossifão que servirá para aulas práticas de futuras ações de formação na ilha do Sal.
Nos últimos 4 anos, o CERMI tem sido parceiro técnico do programa POSER, Ministério da Agricultura e Ambiente, para a implementação da microprodução na agricultura em 7 ilhas, equipando vários furos com bombas solares e procedendo à formação dos benificiários locais.
Produção energia elétrica a base de energias renováveis
De 2016 a 2020, o CERMI participou na produção de 23.610.295 kWh de energia elétrica com fontes de energias renováveis, sendo 656.829 kWh através do seu edifício (autoprodução) e 22.953.466 kWh através da manutenção parque fotovoltaico do Palmarejo (contrato com Electra);
Na mobilidade elétrica, o CERMI é parceiro Técnico e Institucional do 1° Projeto Piloto, que permitiu a aquisição dos primeiros 7 carros elétricos do país e a instalação de postos de carregamentos (1° foi posto de carregamento foi montado nas instalações do CERMI).
Outras realizações e ações em projetos de cooperação e parceria
- Implementação do Projeto de parceria com Centro Luxemburgo (CdC GTB) e Criação da sociedade Centro Competências de Cabo Verde (CdC 3C, S.A), fundo LuxDev;
- Implementação do Projeto de Reforço Ancorarem regional do CERMI, âmbito CEDEAO, fundo UE e apoio LuxDev;
- Instalação de laboratório metrologia no CERMI, fundo LuxDev e parceria IGQPI;
- Projeto piloto Mobilidade elétrica, viatura e posto carregamento, fundo LuxDev;
- Participação na elaboração da Proposta para fundo NAMA Facility, com GIZ e DNICE;
- Implementação do Projeto de criação do mercado solar térmico em Cabo Verde, fundo Coop. Espanha, DNICE, âmbito nacional (foco Sal e Boavista);
- Criação do Documento de Estratégia para impulsionar o mercado da energia solar térmica em Cabo Verde, DNICE, fundo Coop. Espanhola;
- Criação Mapa de Competências e Curriculum para a profissão de instaladores e técnicos de manutenção de sistemas solares térmicos, com DNICE e Coop. Espanhola;
- Participação no Projeto Nexus Energia-Água, fundo UNIDO, DNICE, fundo UNIDO.
Transparência gestão e sustentabilidade da empresa
O modelo de rigor na administração implementado e as medidas de gestão tomadas nos últimos anos permitiram ao CERMI o pagamento de grande parte das dívidas acumuladas anteriormente junto de fornecedores. Conseguimos com acionista Estado fazer o aumento capital social da empresa. Temos todos instrumentos de gestão, os planos de atividades (2017, 2018, 2019 e 2020) e todos os nossos Relatórios e Contas (2016, 2017, 2018 e 2019) auditados (fiscal único, auditoria externa e tribunal de contas) e aprovados pelo acionista Estado.
As últimas palavras são de agradecimentos a todos, membros do CA, coordenadores unidades e gabinetes, funcionários, colaboradores tempo parcial, pessoal do 3C, responsáveis projetos CVE/881 e CVE/085, parceiro Centro Competências de Luxemburgo (CdC GTB), parceiros de cooperação internacional, em especial o Grão-ducado do Luxemburgo e a UE, e ao Governo de Cabo Verde, pela forma como tem dignificado e apoiado a formação profissional em particular o CERMI durantes estes últimos cinco anos.
Os desafios continuam, mas também as oportunidades são várias, portanto todos juntos, com força e determinação, vamos continuar a fazer do CERMI cada vez uma instituição referência, forte e capaz de apoiar Cabo Verde e os países africanos no seu processo de transição energética.
Parabéns ao CERMI!
Bem-haja ao CERMI!
Thank you very much!
Praia, 10 de março de 2021
O Conselho de Administração