O Centro de Energias Renováveis e Manutenção Industrial (CERMI) acolheu, hoje de manhã, um evento sobre Incubação e Criação de Pequenos Negócios no Sector Energético com o objectivo de apresentar projectos de incubação e empreendedorismo no sector de energia com jovens do centro.

A questão do empreendedorismo tem sido uma grande aposta deste centro no sentido de ajudar os seus formandos a inserir no mercado de trabalho, tendo em conta, a situação atual do mercado Cabo-verdiano. É nesse sentido que foi criada a incubadora Spin Off que tem vindo a apoiar os interessados a desenvolver suas ideias de negócio e materializar criando o próprio emprego.

“Electrosol é a primeira empresa incubada neste centro de formação e presta serviços de luminária. Queremos e vamos incubar outras. Sabemos que nem todos os jovens que estudam no CERMI vão encontrar trabalho, entretanto muitos deles poderão criar o seu próprio negócio e nós vamos apoiá-los neste sentido”, avança o PCA do CERMI, Luís Teixeira.

Durante a cerimônia foi assinado um protocolo de cooperação entre o CERMI e a Electra no âmbito do programa de incubação do centro. Além disso, houve a entrega de Kits aos beneficiários do programa para a criação do próprio negócio, bem como, apresentação de 2 projectos que contam com a parceria da Electra e do IEFP.

“Fui selecionado da ilha do Sal para realizar formação neste centro, ao mesmo tempo, tivemos a oportunidade de realizar outra formação na área do empreendedorismo nas instalações do IEFP. Daí surgiu a ideia de criarmos um plano de negócio e no final receber os Kits”, relata Miqueias Lopes, um dos beneficiários.

O jovem da ilha do Sal assim como os demais selecionados, mostrou-se “bastante agradecido pela oportunidade”, afirmando que “será um grande contributo” para que possa criar seu próprio negócio ajudando a si mesmo, mas também a outros jovens.

O encerramento do evento ficou a cargo do Secretário de Estado para Inovação e Formação Profissional, Pedro Lopes, que deixou palavras de incentivos aos jovens, não apenas do CERMI, mas de todo o Cabo Verde.

“Nossa responsabilidade enquanto governo é criar oportunidades e abrir caminho, mas os jovens também têm de fazer a sua parte. São eles que mudam as suas próprias vidas”, considerou Pedro Lopes, para quem, o exemplo da Electrosol deverá ser reproduzido por todo o Cabo Verde.

No final do evento os convidados tiveram a oportunidade de conhecer e acompanhar o trabalho da primeira empresa incubada no centro, Electrosol.

Estiveram presentes no evento os membros do Conselho de Administração do CERMI, o SEIFP, Pedro Lopes, o PCA da Electra, Alcindo Mota, o PCA do IEFP, Paulo Santos e outras personalidades importantes, bem como, formandos e colaboradores do centro.

[meta_gallery_carousel]