O CA do CERMI esteve reunido, hoje de manhã, com representantes da Associação de Pais e Amigos de Crianças e Jovens com Necessidades Especiais (Colmeia) para discutirem melhor e de forma mais aprofundada, os aspectos práticos referentes à parceria que está a ser desenhada entre as duas instituições.
A presidente da Associação Colmeia, Isabela Moniz, acompanhada pela Técnica da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Coimbra, Alice Fernandes, e pela Neuropsicóloga, Janettee Moreira, realizou uma visita guiada às instalações do centro, nomeadamente, oficinas, salas de aulas e auditório, entre outros.
Após a visita, Isabela Moniz mostrou-se satisfeita com as medidas inclusivas que encontrou nas instalações do CERMI e parabenizou por essa demonstração de sensibilidade e pelas medidas adoptadas em conformidade.
A parceria entre as instituições será materializada com foco na formação profissional: “As expectativas da Colmeia em relação a esta parceria com o CERMI vão no sentido de juntos, prepararmos acções de formação adaptadas às necessidades de pessoas com deficiência, e prepará-los para o mercado de trabalho”, afirmou a Presidente da Associação Colemia.
Durante o encontro os responsáveis do CERMI reafirmaram toda a sua abertura para continuar a desenvolver a referida parceria, cujo processo se iniciou durante a visita feita anteriormente, às instalações da associação, pelos responsáveis do centro, que na ocasião manifestaram uma forte preocupação com a questão da inclusão social.
A presidente da Colmeia está esperançosa com os frutos que poderão ser colhidos com esta parceria, mas tem noção, entretanto, de que não será um processo fácil.
“Não vai ser rápido, uma vez que a deficiência e a necessária inclusão têm as suas complexidades, mas se trabalharmos juntos vamos conseguir e dar o exemplo para que outras instituições possam fazer o mesmo” referiu Isabela Moniz, para quem a construção da parceria com o CERMI tem de ser “um trabalho conjunto e articulado, para que se possam encontrar as respostas acertadas para o desafio que temos pela frente”.
O encontro foi “satisfatório” para as duas partes, tendo ficado decidido que o CERMI vai receber membros da Colmeia para formação profissional e para a realização de estágios profissionais, no caso de pessoas que já tenham formação.
[meta_gallery_carousel]