Os veículos eléctricos deverão gerar oportunidades de negócio na ordem dos 2 bilhões de dólares para o sector dos automóveis utilitários até 2040, ultrapassando largamente os 10 milhões previstos para 2025. Estes dados foram avançados pela “Accenture The Utilities” na sequência de um estudo intitulado Lead the Charge in E-Mobility.
Uma outra pesquisa complementar orientada pela Accenture Strategy e dirigida a 6.000 consumidores de todo o munto, demonstra que, atualmente, o que mais leva os consumidores a comprar carros elétricos são as razões ambientais, seguidas pelas oportunidades de poupança possibilitadas por esses veículos.
“Aproximadamente 2/3 dos futuros proprietários de carros elétricos trocaria os actuais por veículos elétricos para poupar dinheiro a longo-prazo”, indicam, adiantando que, apesar dos avanços que se verificam na tecnologia das baterias e do surgimento de novas opções de leasing (aluguer/venda), os proprietários continuam a encontrar barreiras como os custos de aquisição e as dificuldades de acesso a estações de carregamento, tanto públicas como domésticas”, indica o relatório.
Outro dado apurado é que mais de 80% dos consumidores que afirmam pretender ser proprietários de carros elétricos no futuro preferirão carregar os seus veículos primeiramente a partir de casa, mas que, apenas 55% destes têm garagem própria.