A ancoragem regional, no seio da CEDEAO, é um dos principais objectivos do Centro de Energias Renováveis e Manutenção Industrial de Cabo Verde (CERMI), que conta, para esse desiderato, com o financiamento da União Europeia e o apoio técnico e executivo da Agência Luxemburguesa de Cooperação para o Desenvolvimento (LuxDev).

A formação constitui uma das ferramentas essenciais para esse fim, e o CERMI tem apostado na capacitação de formadores dos países da sub-região, tendo já realizado uma acção nesse sentido, encontrando-se uma segunda a decorrer, com a participação de representantes dos países anglófonos da África Ocidental. No total das duas edições contam-se mais de uma trintena de beneficiários.

No mesmo sentido, a LUXDev e o CERMI abriram já um processo de candidaturas para a frequência de um curso de formadores no domínio da Eficácia Energética em Edifícios, destinado a representantes dos países francófonos da região, nomeadamente Benim, Burkina Faso, Côte d’Ivoire, Guiné Cpnacri, Mali, Níger, Senegal e Togo. Também participam formandos de Cabo Verde e da Guiné Bissau.

Ministram o referido treinamento, que conta com o financiamento da União Europeia, especialistas internacionais de reconhecido mérito, o que qualifica sobremaneira esta acção, que decorrerá de 16 a 27 de Setembro próximo nas instalações do CERMI, na cidade da Praia. O concurso já se encontra aberto e os resultados serão comunicados aos seleccionados o mais tardar até 02 de Setembro.

Esta nova formação enquadra-se no projecto “Ancoragem Regional do CERMI”, com financiamento da União Europeia e execução do CERMI e da LuxDev.