Projetos de Microprodução

Cabo Verde, na sua Agenda de Ação para a Energia Sustentável para Todos, criou o Programa Nacional para a Sustentabilidade Energética (PNSE), tendo como estratégia, de longo prazo, fazer a transição para um setor energético seguro, eficiente e sustentável, reduzindo a dependência de combustíveis fosseis e garantindo o acesso universal e a segurança energética.

O PNSE tem como importantes eixos de intervenção o desenvolvimento das energias renováveis, a promoção da eficiência energética e o acesso a energia e como principais metas: atingir 30% de taxa de penetração de energias renováveis até 2025 e ultrapassar 50% até 2030 e garantir 100% da população com acesso à eletricidade até 2030.

No eixo estratégico de desenvolvimento das Energias Renováveis, a microprodução ocupa um lugar de destaque enquanto alternativa de aumento da penetração de energias renováveis na nossa matriz energética, redução de custos e fatura energética, mas também pelo potencial de criação de emprego jovem. A meta é passar dos 4 MWp de microprodução instalado em 2019 para 12 MWp até 2030.

Neste sentido o Gabinete Técnico de Prestação de Serviços (GT-PS), tem apoiado o setor púbico e privado na implementação de projetos de energias renováveis e na realização de Auditoria Energética, como forma de conhecerem o verdadeiro perfil de carga/consumo.

 

Gabinete Técnico de Prestação de Serviços (GT-PS), tem apoiado o POSER (Programa de Oportunidade Sócio-Económica Rural) no projeto Reconversão de Sistema de Bombagem Convencional para Bombagem Solar, projeto sob a tutela do Ministério de Agricultura e Ambiente (MAA) e financiado pela FIDA. O projeto cobre 7 ilhas do arquipélago de Cabo Verde SA, SV, SN, MA, ST, FG e BR.

A Assistência Técnica é realizada a nível de Elaboração de projetos (CdE e TdR), avaliação concurso, receção de materiais, fiscalização e receção provisória das obras, bem como formação aos operadores e gestores dos furos.