Formação Contínua

Focado nas necessidades do mercado de trabalho e da própria dinâmica e evolução das tecnologias, serviços e processos, os cursos de formação contínua destinam-se a habilitar os formandos para as novas exigências possibilitando uma rápida entrada no mercado de trabalho ou ajudar aos que já estão no mercado a actualizarem e/ou reforçarem as suas competências, podendo assim atender as exigências das empresas e conseguir aumentar a sua produtividade e possibilidade de progressão na carreira.

Os cursos de Formação Contínua são ações de curta duração e visam a aquisição de capacidades e competências ao longo do período ativo do indivíduo para o desempenho de uma ou mais atividades e/ou funções, aperfeiçoar, atualizar ou reciclar os conhecimentos, capacidades práticas, atitudes e formas de comportamento, e assegurar e promover a adaptação dos técnicos às mudanças tecnológicas e organizacionais.

Cursos de Curta Duração (Modular)

 

ÁREAS E DOMÍNIOS:
  • Energias Renováveis
  • Electricidade e Telecomunicações
  • Manutenção Industrial
  • Frio e Climatização
  • Projeto, Desenho e Software
  • Mecânica e Metalomecânica

Cursos de Formação de Formadores

Todos os profissionais, independentemente da área de atuação, em algum momento das suas carreiras podem querer transmitir o que sabem a outras pessoas, sejam estas também profissionais ou não. Neste sentido, a formação de formadores tem o intuito de aumentar a bagagem dos seus participantes através de especialização em áreas específicas de modo a poderem transmitir esses conhecimentos a outras pessoas.

As vantagens de ter o CCP são inúmeras: desde logo, o profissional fica habilitado legalmente para exercer atividades de formação e pedagógicas, o que pode constituir uma carreira profissional a tempo inteiro ou um complemento à atividade profissional principal.

Por outro lado, os cursos de formação de formadores permitem desenvolver e/ou reforçar competências essenciais a quem quer se dedicar a ensinar os outros.

OBJETIVOS DO CURSO

O Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores tem por objetivo fornecer um conjunto de competências pedagógicas indispensáveis para o exercício da atividade de formador.

Os objetivos elencados pelo referencial de formação visam assegurar que o formador deverá ser capaz de:

  1. Distinguir os sistemas de formação bem como as competências do formador e o seu papel nos diversos contextos formativos;
  2. Preparar, desenvolver e avaliar sessões de formação;
  3. Refletir sobre os sistemas de formação.

Cursos de Reconversão Profissional

Esta formação confere a qualquer pessoa o direito de, ao longo da vida, desenvolver os seus conhecimentos e as suas competências, melhorar a sua qualificação profissional e reorientar o seu percurso, tendo em conta necessidades pessoais ou uma alteração no ambiente económico, tecnológico e social.

Destina-se a pessoas que:

  1. Pretendam obter uma qualificação;
  2. Pretendam manter ou alargar uma qualificação;
  3. Estejam em risco de perder o emprego, estejam em situação de desemprego ou deixem de poder exercer a sua profissão.