A ação é dirigida para técnicos do centro e professores de escolas técnicas do país, sendo um total de 15 participantes. Com a duração de uma semana, a formação está a ser realizada no âmbito de um memorando assinado com o Ministério da Educação, cujo programa denomina-se “escolas sustentáveis” e visa promover as Energias Renováveis e a Eficiência Energética nas escolas.
“A primeira medida é preparar os professores para que quando estivermos mais avançados com essas tecnologias possam tirar o máximo proveito, mas também vamos aproveitar para capacitar alguns técnicos deste centro”, explicou o PCA do CERMI, Luís Teixeira durante o acto de abertura.
Nesta óptica, com a realização da formação pretende-se dar a conhecer aos participantes, os conceitos básicos sobre os sistemas fotovoltaicos, desde a sua concepção, planeamento, instalação e manutenção.
Outro ponto frisado pelo dirigente deste centro tem a ver com o facto de Cabo Verde estar a passar por um período de transição energética, havendo uma necessidade de todos estarem preparados para essas mudanças.
“As escolas têm de acompanhar esse processo e para isso precisam de conhecimento nessas áreas. Nós estamos a fazer o nosso papel que é capacitar, porque esta formação enquadra-se num projeto maior que é o de reforço da ancoragem regional do CERMI na CEDEAO.”
A formação está a ser ministrada pelos técnicos Nilton Lopes e Kénio de Brito que participaram na formação de formadores da CEDEAO em Sistemas Fotovoltaicos realizada no centro, no âmbito do programa CVE/881 “Reforço da Ancoragem Regional do CERMI na CEDEAO”, financiado pela União Europeia e implementado pela Agência de Cooperação do Luxemburgo (LuxDev).
Após o acto de abertura os formandos realizaram uma visita às oficinas do centro para conhecer o local onde vão realizar as aulas práticas.
[meta_gallery_carousel]