No âmbito do Fórum de Energias Sustentáveis da CEDEAO, que está a ser realizado em Acra, Gana, o Presidente do Conselho de Administração do CERMI, Luís Teixeira, participou no painel sobre “Iniciativas para criar capacidade local e forças de trabalho, parcerias locais win-win existentes entre ONGs e setor privado”.

“Apresentei as parcerias que CERMI tem desenvolvido, os projetos nas localidades com impacto na vida das pessoas (bombagem solar água para agricultura, sistemas fotovoltaicos zonas rurais), as formações em curso que beneficiam mais de 500 jovens cabo-verdianos (quase 100% com bolsas de estudos), o projeto de Ancoragem Regional do CERMI, a capacitação dos técnicos dos países da CEDEAO, a formação de jovens de São Tomé e Príncipe, a mobilidade elétrica, e o novo Centro de Competências de Cabo Verde “3C” criado no CERMI em parceria com o Centro de Luxemburgo GTB” realça Luís Teixeira.

Durante a sua apresentação, o PCA do CERMI aproveitou ainda para mostrar “a forte aposta que o Governo de Cabo Verde tem feito na formação profissional, como instrumento de combate à pobreza, inclusão social e criação de empregos jovens”.

Por fim, Teixeira fez referência à “excelente relação de parceria que Cabo Verde tem com os parceiros da cooperação internacional, nomeadamente Luxemburgo, União Europeia, Portugal e Espanha, no que tange ao financiamento, mobilização de fundos e implementação de projetos de formação e capacitação de recursos humanos”.

Para além de representantes do CERMI o evento também conta com a presença de outras entidades Cabo-verdianas ligadas ao setor das energias. Trata-se, portanto de uma oportunidade importante para o país, no sentido de encontrar novas parcerias e mostrar o que tem sido feito para o desenvolvimento desta área e consequentemente o desenho de um futuro mais sustentável.

[meta_gallery_carousel]