Uma missão conjunta do Centro de Energias Renováveis e Manutenção Industrial (CERMI) e do Centro de Competências de Cabo Verde (3C) encontra-se no Luxemburgo – um dos principais financiadores e parceiros técnicos do programa de transição e eficiência energéticas do arquipélago – para proceder ao balanço da cooperação até agora desenvolvida e à projecção de novas acções para os próximos tempos.
Entidades e instituições públicas e empresas do grão-ducado são os interlocutores com os quais o CERMI e o 3C está a dialogar, sobre matérias relacionadas com as áreas e os projectos que corporizam essa cooperação, considerada altamente frutífera pelas duas partes.
Com os parceiros do Centro de Competências de Luxemburgo (CDC GTB), consultores e especialistas do Projeto CVE/085, estão a ser discutidas questões relacionadas com a consolidação do 3C, tendo em vista a sua afirmação como centro de referência em Cabo Verde e na CEDEAO.
Durante um Workshop de 3 dias, que está a decorrer, os participantes trabalham juntos na aprovação dos dossiês técnicos e na definição das atividades e prioridades do Plano Operativo Anual do projeto CVE/085 para ano de 2020.
O Projeto CVE/085 – Apoio à Parceria entre CERMI e CDC-GTB – conta com financiamento da Cooperação Luxemburguesa, em 3.8 milhões euros (tendo a quantia de 200 mil euros como contrapartida nacional) – visa a operacionalização do Centro de Competências de Cabo Verde (em funcionamento deste janeiro 2019) através de uma assistência técnica que garante a transferência de conhecimentos e de tecnologias, a definição de um modelo, a troca de experiências e adopção de standards internacionais para CERMI e o 3C.
Da parte do CERMI, a missão é chefiada pelo Presidente do Conselho de Administração, Luís Teixeira, e integra o Administrador Executivo do centro, Luís Pina.
[meta_gallery_carousel]