Uma delegação conjunta do Centro de Energias Renováveis e Manutenção Industrial (CERMI) representada pelo seu Administrador Executivo, Luís de Pina, e do Projecto de Reforço da Ancoragem Regional do CERMI na CEDEAO, na pessoa do seu coordenador, Jansénio Delgado, terminou ontem uma missão de trabalho ao Mali, destinada a discutir parcerias em áreas de interesse comum aos dois países.

Contando localmente com um forte apoio organizativo e logístico da representação da Agência Luxemburguesa para o Desenvolvimento e Cooperação (LuxDev), a delegação teve a oportunidade de se encontrar e discutir parcerias com diversos responsáveis, entidades e instituições nacionais do Mali, além de visitar infra-estruturas e centros de formação para as Energias Renováveis, Manutenção Industrial e outras afins.

De acordo com o Administrador Executivo do CERMI, essas oportunidades foram “muito bem aproveitadas para identificar áreas de cooperação e discutir linhas e formas de execução de acções conjuntas”, no quadro da ancoragem regional do CERMI na CEDEAO. 

A delegação cabo-verdiana avistou-se com altos dirigentes dos ministérios do Emprego e Formação Profissional e da Energia, além da Agência das Energias Renováveis do Mali. Os representantes cabo-verdianos também visitaram a Escola Nacional de Engenheiros, o Centro Nacional de Formação em Energia e Desenvolvimento Sustentável, o Instituto Superior Técnico das Artes e Ofícios e várias universidades, com cujos responsáveis mantiveram um diálogo “bastante profícuo”, segundo o coordenador do projecto de Ancoragem Regional do CERMI, Jansénio Delgado.

Hoje, a delegação cabo-verdiana já se encontra no Níger, onde cumprirá uma agenda idêntica à que teve no Mali. Esta missão enquadra-se nas acções do projecto CVE/881, financiada pela União Europeia, com assistência técnica da LuxDev.