O Burgomestre (Presidente da Câmara Municipal) de Roterdão, Holanda, garantiu hoje que vai trabalhar no sentido de ajudar a criar um quadro de cooperação e colaboração entre instituições e empresas do seu país e o Centro de Energias Renováveis e Manutenção Industrial (CERMI), nos domínios de atuação em referência.

 

Numa visita ao CERMI, hoje de manhã, Ahmed Aboutaleb visitou as instalações, laboratórios, oficinas e salas de aula e gostou do que viu. Interagiu com os jovens estudantes, colocou questões e chegou mesmo a manusear uma máquina industrial, mostrando que sabe o que faz e do que fala.

 

Daí ter apreciado muito positivamente o que viu e ouviu no centro, destacando a sua importância para Cabo Verde e para qualquer país, considerando que as novas tecnologias voltadas para a produção de energia são o futuro do mundo.

“Esta é uma instituição essencial para um país em desenvolvimento. Trata-se de um centro moderno, do qual os cabo-verdianos devem estar orgulhosos. Vi muitos rapazes e meninas em formação profissional, fazendo uso da sua inteligência e das suas mãos para se capacitarem em termos técnicos e tecnológicos. É disso que, hoje em dia, o mercado precisa, de pessoas que trabalham. Isso é essencial para incrementar a cadeia de produção de bens essenciais como a energia, a água e, em última instância, a produção alimentar. Esta visão e estas realizações representam um grande ganho para o Governo e para a sociedade, não apenas de Cabo Verde como, também, do mundo inteiro. É uma forma de liderar a vossa juventude e orientá-la na direção certa”, disse o PCM de Roterdão.

 

Ahmed Aboutaleb assegurou que existem possibilidades reais de cooperação entre o CERMI e congéneres holandeses, sejam instituições ou empresas, públicas ou privadas.

“Vamos trabalhar nisso. Por isso, convidei o presidente do CERMI para visitar Roterdão proximamente e estabelecer contactos com as nossas instituições e empresas. As nossas instituições, mesmo que contem com o financiamento do Governo, são independentes e tomam as suas próprias decisões, mas tenho a certeza de que estão abertas a conversar e avançar nas relações com o CERMI, e eu próprio providenciarei as conexões necessárias”, garantiu o Burgomestre da cidade holandesa onde radica a maior comunidade cabo-verdiana nos países baixos.

 

O Presidente do Conselho de Administração do CERMI acolheu com “muito agrado”, tanto a visita do burgomestre como o convite para visitar aquela cidade e a abertura para contactar possíveis parceiros, e destacou, para justificar esse interesse, que Roterdão é uma cidade tecnologicamente muito avançada, nomeadamente na área das energias renováveis, com a qual Cabo Verde tem muito que aprender.

 

O Burgomestre de Roterdão esteve no CERMI acompanhado do Presidente da Câmara Municipal da Praia, a convite do qual se encontra em Cabo Verde numa visita oficial.

[meta_gallery_carousel]