Edifício

Em termos gerais o edifício desenvolve-se em volta de um Átrio exterior, coberto por uma grande cobertura geral, e que tem no Piso Térreo, simultaneamente uma função de distribuição e de estadia.

 

É composto por vários corpos diferenciados, com acesso a partir de uma Rampa e de uma Escada que ligam a uma varanda de distribuição que, garante também no Piso 1 o acesso a todos os Blocos:

Bloco A – Com um Piso térreo onde se situam a Receção, a Direção e os Serviços Administrativos, a Biblioteca e a Cafetaria e, um Piso 1 onde se situam as Salas de Aulas e uma Sala de Projetos.

Bloco B – Com um Piso térreo onde se situa a Sala de Conferências/Auditório e um Piso 1 onde se situam as Salas de Aulas de Informática e de Desenho.

Bloco C – Com um Piso 0 onde se situa uma zona de Armazéns relacionados com a Cafetaria, a Biblioteca e a Sala de Conferencias e ainda Vestiários/Balneários femininos e masculinos para o pessoal. É também a este nível que estão situadas as Instalações Sanitárias para Senhoras, Homens e pessoas com mobilidade condicionada e, uma zona de Áreas Técnicas destinada às várias especialidades. No Piso 1 deste Bloco C, com acesso a partir da varanda estão situados os Ateliers das várias valências, um Armazém para material didático e, também, uma zona de Vestiários/Balneários para formandos.

 

Eco construção

O CERMI foi concebido de forma a ser um modelo de construção em Cabo Verde, de vários pontos de vista:

(i) respeito pelo ambiente,

(ii) performance energética,

(iii) relação custo/eficiência no que respeita à construção e manutenção do edifício, tomando em consideração o ciclo de vida dos materiais e equipamentos.

 

O CERMI deve ser assim um exemplo de bom uso da energia renovável em Cabo Verde, mas também do engajamento do Governo de Cabo Verde face aos princípios de respeito e valorização do ambiente e da luta contra o aquecimento global.

O CERMI integra diferentes tecnologias de produção e armazenamento de energia renovável, como um sistema de produção fotovoltaica on-grid de 118 kWp, um sistema de produção fotovoltaica off-grid de 32 kWp ligado a um banco de baterias e dois aerogeradores com potencia nominal de 6 kW e 1 kW, respetivamente. O centro está igualmente dotado de um sistema de climatização baseado num chiller de absorção (sistema que permite a produção de frio a partir do calor produzido pelos coletores solares) e de uma produção de água quente sanitária através dos coletores solares.

 

O Edifício integra um sistema de ventilação natural, dentro de um conceito de arquitetura solar passiva.

 

Aproveita também a iluminação natural, dentro do mesmo conceito. Nos espaços com pouca ocupação o controlo da iluminação é feito através de sensores de presença. O sistema de gestão técnica do edifício permite programar o sistema de iluminação conforme o horário pretendido.

Disposições de 7 oficinas para sessões práticas, 6 salas de formação teórica, 2 salas de informática 1 refeitório e 1 auditório, distribuídos por uma superfície de cerca de 4100 m2.

 

Salas de formação teórica

  • 6 salas de formação teórica com capacidade para 25 formandos;
  • Projetor;
  • Quadro branco

 

Salas de informática

  • 2 salas de informática com 25 computadores equipados com software técnico e conexão à internet;
  • Quadro interativo.

 

Refeitório

  • 1 refeitório com uma capacidade para 120 pessoas.

 

Auditório

  • 1 auditório com capacidade para 86 pessoas e serviço de tradução simultânea em 3 línguas.