O CERMI possui instalações auxiliares que podem ser utilizadas como recursos didáticos.
Sistema de climatização por absorção mediante energia solar térmica
Este sistema que utiliza um chiller de absorção que aproveita o calor produzido pelo sistema solar térmico para arrefecer a água utilizado no sistema de climatização do edifício. O sistema de climatização é controlado por um sistema de gestão técnica que permite programar o mesmo conforme o horário pretendido.
Esquema de princípio da Central Térmica – chiller de absorção
Esquema de princípio da Central Térmica – chiller de compressão
Sistema de produção de energia híbrido solar(150kWp) – eólica(7kWp)
O edifício tem integrado uma instalação de produção e armazenamento de energia renovável, com um sistema de produção fotovoltaica on-grid de 118 kWp, um sistema de produção fotovoltaica off-grid de 32 kWp ligado a um banco de baterias e dois aerogeradores com potencia nominal de 6 kW e 1 kW, respetivamente.
Sistema de produção de água quente sanitária mediante energia solar térmica, sistema de recuperação de águas pluviais mediante reciclagem de água para sanitários e rega e sistema de recuperação de águas residuais mediante depuração para utilização em instalações sanitárias e rega.
O edifício integra um sistema solar térmico para produção de AQS de 800l e 10 m2. Integra também um sistema de reaproveitamento de águas pluviais e reciclagem de águas residuais a serem reutilizados nas instalações sanitárias e para rega.
Rede principal de distribuição água
A rede principal de distribuição de água é constituída por 2 depósitos de 20 ton cada e um grupo hidropressora constituída por 3 eletrobombas.
Rede de incêndio
A rede incêndio é constituída por 1 depósito de 35 ton, 2 motobombas, 1 jokey e vários carreteis distribuídos ao longo do centro.