O Centro de Energias Renováveis e Manutenção Industrial (CERMI) deu início, hoje de manhã, nas suas instalações, na cidade da Praia, a mais uma acção de formação regional de formadores em Sistemas Solares Térmicos, para representantes de países de expressão francófona da CEDEAO, incluindo participantes de Cabo Verde.

A formação tem a duração de duas semanas e conta com participantes de Senegal, Burkina Faso, Costa do Marfim, Benim, Níger, Mali, Guiné Conacri, Togo e Cabo Verde.

A abertura foi presidida pelo Administrador Executivo do CERMI, Luis Pina, mas também contou com a presença do Representante Residente da Agência de Desenvolvimento e Cooperação (LuxDev) do Luxemburgo, François Bary, do Coordenador do Projeto de Reforço da Ancoragem Regional do centro, Jansénio Delgado e pelo director de negócios do 3C, Luis Frederico.

“Desejo uma boa formação e uma boa estadia para vocês em Cabo Verde. Queremos que futuramente, após realizar esta formação possam trabalhar connosco”, referiu Luis Pina, reforçando que o CERMI está aberto para realizar parcerias com as instituições que esses participantes representam “caso demonstrarem interesse”.

Por seu turno, François Bary apresentou a instituição que representa, a LuxDev, e explicou as principais questões acerca deste projeto. O representante residente da LuxDev também destacou as qualidades do país que acolhe a formação, “Cabo Verde é um país fantástico e cheio de morabeza. Para além disso, tem uma visão de transição energética muito ambiciosa e bastante clara”, afirmou.

Esta ação de capacitação está a ser realizada em parceria com a LuxDev no âmbito do Projeto de Reforço da Ancoragem Regional do CERMI, e conta com o financiamento da União Europeia. Trata-se da última ação de formação de formadores da CEDEAO para este ano.

[meta_gallery_carousel]