O Centro de Energias Renováveis e Manutenção Industrial (CERMI) de Cabo Verde recebeu hoje uma visita da Africa Finance Corporation (AFC), que é um dos grandes accionistas da CABEÓLICA e gere um fundo de 2.000 milhões de dólares disponibilizados por um conjunto de clientes de países africanos.
A visita ao CERMI enquadra-se no programa de contactos que a delegação, encabeçada pela AFC e integrada por vários dos seus clientes está a desenvolver em Cabo Verde, tendo em vista mostrar aos financiadores o trabalho que está a ser feito e a utilização das suas aplicações financeiras.
“Estamos a representar, além da África Finance Corporation, 3 instituições, nomeadamente o Banco Central da Nigéria, o Banco da Indústria da Nigéria e a empresa de Portos e Zona Franca do Djibouti. Pretendemos ver a forma como as autoridades cabo-verdianas estão a implementar o seu programa de transição da dependência em relação ao petróleo para as energias renováveis. Tivemos vários encontros nos últimos dias com a CABEÓLICA – tendo visitado o seu parque de produção de energia eólica –, com a Agência de Regulação Multisectorial da Economia (ARME) e com responsáveis nacionais dos sectores de Indústria, Comércio e Energia”, explicou o supervisor financeiro da AFC.
Para Samson Vese, “era indispensável vir ao CERMI, que é um importante stakeholder no sector, e conhecer as suas instalações e o seu Parque Solar”. A AFC já investiu bastante em Cabo Verde, nomeadamente na CABEÓLICA, segundo ainda aquele responsável, que diz acreditar que “é uma excelente opção o trabalho que o CERMI está a fazer, preparando recursos humanos no domínio das energias renováveis e operacionalizando as políticas públicas de transição e eficiência energéticas” no país.
Na sequência da visita, concluiu o supervisor financeiro da Africa Finance Corporation os integrantes da missão ficaram “muito impressionados”, daí que uma possível cooperação com o CERMI é algo que irá ser analisada.
[meta_gallery_carousel]