Uma delegação do Centro de Energias Renováveis e Manutenção Industrial (CERMI) participou, em Dakar, Senegal, de 21 a 24 de Janeiro, num seminário de apresentação de um inovador software de Planificação e Gestão de Eficiência Energética em residências, instalações industriais e unidades comerciais.

Trata-se de uma ferramenta importante para o incremento da transição energética nos países da CEDEAO, e Cabo Verde projecta a da sua utilização num futuro próximo, após a presente fase em que está a ser testada apenas no Senegal.

Nesse âmbito, e tendo em vista tirar o melhor proveito da utilização desse software e optimizar a sua adaptação à realidade cabo-verdiana, o CERMI está a ultimar e vai apresentar, brevemente, um “Estudo de Caso”, realizado no terreno com uma amostra de mais de 400 inquéritos (a residências e instalações de comércio e indústria) na ilha de Santiago”, explicou o PCA do centro, Luís Teixeira.

A delegação do CERMI que esteve no Senegal também integrou o Administrador Executivo, Luis Pina, e o Assistente de Engenharia do Gabinete Técnico de Prestação de Serviços, Alexander Martins.

A missão foi realizada no âmbito do protocolo assinado com o projeto Acesso a uma Energia Sustentável para Cidades Sustentáveis (SEA4CITIES).

Durante a sua estada em Dakar, a delegação do CERMI desenvolveu paralelamente um intenso programa de contactos com parceiros e autoridades senegaleses.

“Tivemos encontros com várias instituições e escolas de formação profissional e trabalhámos com responsáveis das estruturas de cooperação luxemburguesa e austríaca. O intuito dessas conversas foi o de discutir formas de financiamento das nossas acções de formação e investigação, entre outros projectos”, adiantou, em jeito de balanço, o Administrador Executivo do CERMI, Luís Pina.

Globalmente, a missão correu “muito bem” tendo em vista as “excelentes perspectivas de cooperação que ficaram desenhadas”, concluiu aquele responsável.

[meta_gallery_carousel]