O Centro de Energias Renováveis e Manutenção Industrial (CERMI) recebeu ontem a visita do Conselheiro de Programas para a África Ocidental da Lux-Dev, agência encarregada da execução dos projectos do Governo do Luxemburgo para a região, incluindo Cabo Verde.
Max Glesener foi recebido pelo Conselho de Administração do CERMI, com o qual se reuniu, antes de visitar as instalações e a estrutura do centro, tomando contacto com o trabalho que este está a desenvolver no domínio da Transição e da Eficiência Energéticas e na formação de técnicos e quadros, tanto cabo-verdianos como da CEDEAO.
No final da visita, aquele responsável mostrou-se bastante satisfeito com o que lhe foi dado ver e ouvir: “Saio daqui com uma muito boa impressão. É verdade que eu já tinha estado em Cabo Verde há três anos mas não tive oportunidade de visitar o CERMI, embora tenha sempre ouvido falar, com excelentes referências, deste projecto. Estou muito contente por o ter feito agora, e muito impressionado com o que se está a fazer”.
Em relação à posição do CERMI no leque das prioridades da cooperação luxemburguesa para Cabo Verde, o Conselheiro de Programas Lux-Dev referiu que o Luxemburgo tem aqui bastantes projectos importantes mas que, “tendo em conta o seu impacto no futuro do país e os objectivos da Transição Energética e do Desenvolvimento Sustentável, o CERMI é, certamente, algo de muito importante”.
Quanto ao futuro, Max Glesener disse esperar que a assistência e o financiamento da Cooperação Luxemburguesa ao CERMI possam continuar. “Estamos, neste momento, com a embaixada do Luxemburgo, a definir uma nova estratégia de cooperação para Cabo Verde, de que não posso avançar detalhes neste momento, mas no que respeita ao CERMI, estamos perante um sector com futuro”, referiu aquele responsável.
Recorde-se que a construção da estrutura do CERMI, inaugurada em 2015, contou com o financiamento da Cooperação Luxemburguesa, que também financia e apoia tecnicamente, através da LuxDev, várias das actuais actividades do centro. Actualmente, com fundos da União Europeia, a LuxDev executa e coordena o Projecto de Reforço da Ancoragem Regional do CERMI na CEDEAO.