No âmbito da missão do CERMI aos países da CEDEAO Gana e Nigéria, a comitiva reuniu-se com diferentes entidades relacionadas com o setor das energias para perpectivar novas parcerias.
A delegação composta pelo Presidente do Conselho de Administração do CERMI, Luís Teixeira e pelo coordenador do Projecto de Reforço da Ancoragem Regional do CERMI na CEDEAO, Jansénio Delgado, teve encontros de trabalho com a Comissão de Energia da Nigéria, bem como, a Comissão de energia de Gana.
De acordo com Luís Teixeira nas reuniões fez-se “apresentação do CERMI (sinergias, parcerias e network), do projeto Ancoragem regional do CERMI, bem como, programas de formação para técnicos da CEDEAO, harmonização da certificação da formação no âmbito do mercado da CEDEAO, certificação dos electricistas, visito que Gana tem um sistema de formação e exame de certificação que funciona bem”.
A comissão de Energia do Gana tem a função de regular e gerenciar o desenvolvimento e a utilização de recursos energéticos no Gana, especificamente em licenciamento de eletricidade, energia renovável, gás natural e eficiência energética.
Por sua vez, a Comissão de Energia da Nigéria (ECN) tem a como missão realizar o planejamento estratégico e coordenação das políticas nacionais no campo da energia em todas as suas ramificações. Trata-se do órgão governamental de ponta, com poderes para realizar o planejamento geral do setor de energia e a implementação de políticas, promover a diversificação dos recursos energéticos.
Vale lembrar que o projeto de Reforço da Ancoragem Regional do CERMI na CEDEAO tem assistência técnica da LuxDev e conta com o financiamento da União Europeia.
[meta_gallery_carousel]