O Centro de Energias Renováveis e Manutenção Industrial (CERMI) deu início, hoje, nas suas instalações, na cidade da Praia, a mais uma acção de formação regional de formadores em Eficiência Energética, englobando os países de expressão francófona da CEDEAO, mas com a participação de dois representantes de Cabo Verde e um da Guiné Bissau.

A formação decorre de 16 a 27 de Setembro com participantes de Senegal, Costa do Marfim, Burkina Faso, Benin, Togo e Mali, todos com dois representantes, sendo que a Guine Bissau e a Mauritânia têm um representante cada.

A abertura da formação foi presidida pelos membros do Conselho de Administração do CERMI, tendo marcado presença o Representante Residente da Agência de Desenvolvimento e Cooperação (LuxDev) do Luxemburgo, François Bary, e o Coordenador do Projeto de Reforço da Amcoragem Regional do centro, Jansénio Delgado.

Após terem dado as boas vindas aos participantes e aos formadores, aqueles responsáveis destacaram a importância da questão da eficiência energética para o desenvolvimento da sub-região e o impulso que a presente acção formativa irá dar para se atingir essa meta.

Depous da abertura os formandos realizaram uma visita guiada às instalações do CERMI, durante a qual puderam conhecer as oficinas e laboratórios e o Parque Solar Fotovoltaico, assim como a estrutura funcional do centro que os acolhe durante as próximas duas semanas.

Com este tipo de ações de formação, o CERMI pretende capacitar os participantes com ferramentas que lhes permitirão, mais tarde, formar técnicos da área nos respectivos países, replicando os conhecimentos adquiridos, na óptica de ajudar esses países a implementar as suas políticas e acções no domínio da transição e dá eficiência energéticas, que constituem, actualmente, uma grande aposta em todo o universo da sub-região.

Esta ação de capacitação está a ser realizada em parceria com a LuxDev no âmbito do Projeto de Reforço da Ancoragem Regional do CERMI, e conta com o financiamento da União Europeia.

 [meta_gallery_carousel]