Os jovens da Ribeira Grande de Santo Antão estão, agora, mais informados, sobre as oportunidades de formação no Centro de Energias Renováveis e Manutenção Industrial (CERMI), após uma sessão informativa realizada no último sábado, naquela cidade, pelo Administrador Executivo da instituição, Luís de Pina, enquadrada nas actividades de divulgação do Programa de Estágios Profissionais Empresariais (PEPE) do Governo.

“A sessão decorreu dentro daquilo que eram as nossas expectativas. Foi muito participada e despertou enorme interesse, pela qualidade das ofertas que levámos ao conhecimento dos jovens, nomeadamente empresários, e não só, da Ribeira Grande. Demos conta igualmente da previsão do número de formandos e das acções que o CERMI tem para este ano, o que inclui naturalmente candidatos de Santo Antão”, considerou aquele responsável.

Luís de Pina adiantou ter-se registado uma “interacção intensa” com jovens interessados nas ofertas que disponibilizadas pelo CERMI, e que solicitaram todo o tipo de informações, que foram prontamente fornecidas, tanto verbalmente como através da distribuição de material gráfico promocional do centro.

“Além disso, ficou claro que o CERMI desfruta de uma boa notoriedade em Santo Antão, nomeadamente na Ribeira Grande, igualmente alimentada pelos jovens da ilha que já frequentaram as nossas acções de formação, particularmente para formadores, e que delas têm tirado muito bom proveito”, referiu Luís de Pina.

O administrador do CERMI exemplificou com o caso de uma formanda que esteve no CERMI no âmbito da capacitação de inspectores de micro-geração, e que está com “muita expectativa em relação ao início do seu trabalho nesse domínio”. O que falta, segundo o administrador, é apenas que chegue à ilha de Santo Antão um equipamento que deverá ser, para esse efeito, fornecido pelo Governo.

Quanto às intervenções do CERMI em Santo Antão, particularmente no concelho de Ribeira Grande, no âmbito do seu esforço para o desenvolvimento da ilha e do município, Luís de Pina indicou que foi feito o ponto da situação, “com um balanço positivo”, das acções desenvolvidas, por exemplo, no quadro da assistência técnica ao projecto POSER, voltado para o equipamento, com painéis solares, dos sistemas de bombagem dos furos de captação de água.