O Centro de Energias Renováveis e Manutenção Industrial (CERMI) deu início, hoje, nas suas instalações, na cidade da Praia, a mais uma acção de formação regional de formadores em Eficiência Energética, englobando os países de expressão anglófona da CEDEAO, mas com a participação de dois representantes de Cabo Verde.

A Nigéria, com quatro formandos, o Gana, a Gâmbia, a Libéria e Cabo Verde, todos com dois, e ainda a Serra Leoa com um representante, são os países beneficiários da formação, que terá a duração de 15 dias.

Esta capacitação tem a particularidade de acolher um representante do Burkina Faso, que participa como observador, no âmbito da sua preparação para ministrar uma formação idêntica que terá lugar em Setembro, desta feita destinada aos países francófonos da CEDEAO.

A escolha dos 14 formandos resultou de um processo de selecção organizado ao nível de todos os países em referência, e que foi muito concorrida, tendo contado com a apresentação de 144 candidaturas.

Trata-se, nesta oportunidade, de capacitar os participantes com ferramentas que lhes permitirão, mais tarde, formar técnicos da área nos respectivos países, replicando os conhecimentos adquiridos e na óptica de ajudar esses países a implementar as suas políticas e acções no domínio da transição energética, que constitui, actualmente, uma grande aposta em todo o universo da sub-região.

A abertura da formação foi dirigida pelo Presidente do Conselho de Administração do CERMI, que deu as boas vindas aos participantes e aos formadores, tendo relembrado a importância da questão da eficiência energética para o desenvolvimento da sub-região.

Luís Teixeira adiantou que a iniciativa visa também, projectar o CERMI como Centro Regional, para o que, afirmou, “são necessários parcerias, apoios e sinergias” que os presentes formandos e futuros formadores deverão e poderão protagonizar.

Após a abertura, foi proporcionada aos participantes uma visita guiada às instalações do CERMI, durante a qual puderam conhecer as oficinas e laboratórios e o Parque Solar Fotovoltaico, assim como a estrutura funcional do centro que os acolhe durante as próximas duas semanas.

Na cerimónia que deu início à referida formação, marcaram presença, além do PCA do CERMI, o representante da LuxDev (Cooperação Luxemburguesa), o principal parceiro do Governo de Cabo Verde para o CERMI, os administradores executivo e não-executivo da instituição, Luís de Pina e Gilson Correia, respectivamente, e o coordenador do projeto Jansénio Delgado, e o Diretor de Formação do Centro de Competências de Cabo Verde (CDC 3C), Edson Mendes.

Esta é a segunda formação do género, destinada aos países anglófonos da CEDEAO e enquadrada na estratégia de ancoragem regional do CERMI. A primeira, sobre Energia Solar Fotovoltaica, teve lugar em Março deste ano e beneficiou 16 participantes dos países anglófonos da região, além de Cabo Verde e da Guiné-Bissau.