Missão

O Centro de Energias Renováveis e Manutenção Industrial (CERMI), é uma entidade pública cabo-verdiana criada para assessorar o Governo e executar as políticas públicas de transição e eficiência energéticas.

Inaugurado em março de 2015, a sua construção, assim como algumas das suas atividades atuais, têm financiamento e contam com a assistência técnica da Cooperação Luxemburguesa e da União Europeia.

A promoção do conhecimento, através da formação de jovens, e não só, e a disseminação das modernas técnicas e tecnologias em matéria de energias renováveis, eficiência energética e manutenção industrial, integram igualmente a missão do CERMI.

Neste particular, o CERMI prepara quadros jovens e ajuda a inseri-los no mercado de trabalho, em Cabo Verde e nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP). Tem também por vocação formar formadores dos países da CEDEAO e promover a conversão de quadros seniores à realidade das energias renováveis, com ações de formação em Português, Inglês e Francês.

Além de conceber e executar projetos na sua área de atuação, o CERMI intervém na instalação, manutenção e fiscalização de sistemas geradores de energia a partir de fontes renováveis, através de uma reconhecida competência em termos de recursos humanos, instalações e equipamentos tecnologicamente avançados, laboratórios, oficinas e condições de formação, inicial, continua e especializada, ministrando cursos de curta, média e longa durações.

Promover e materializar a microprodução nos edifícios e infraestruturas públicas, em projetos que beneficiam as comunidades com aplicação, por exemplo, na agricultura e na bombagem de água, incentivar e prestar assistência na instalação de sistemas privados de energia renováveis, são outras ações que o CERMI desenvolve.

A mobilidade elétrica é uma vertente igualmente importante da ação do CERMI, que em conjunto com vários parceiros, nomeadamente a Cooperação Luxemburguesa e o Centro de Energias Renováveis e Eficiência Energética da CEDEAO, ECREE, está a liderar a primeira experiência cabo-verdiana nesse domínio.

Na perspetiva da internacionalização, um dos grandes objetivos do CERMI é a ancoragem regional na CEDEAO, encontrando-se já em estado avançado o processo da sua transformação num Centro de Competências da sub-região. Presta serviços em todas as áreas da sua intervenção, e trabalha, nesse sentido, em associação com o Centro de Energias Renováveis e Eficiência Energética da CEDEAO, ECREEE.

Em paralelo, o CERMI tem ofertas de capacitação nos domínios da criação de startups e da incubação e formação de empresas, ajudando os jovens que forma a optar pelo autoemprego e a desenvolver a sua vocação empreendedora.

Para mais informações baixar o Estatuto da CERMI EPE