Como componente prático da sua capacitação prática em Eficiência Energética a decorrer no CERMI, os participantes do curso para formadores provenientes dos países anglófonos da CEDEAO, em que também participam representantes de Cabo Verde, visitaram hoje o edifício da Caixa Económica de Cabo Verde (CECV), na Praia para observarem as soluções adoptadas naquela infra-estrutura, no domínio em causa.
Climatização, iluminação e outros aspectos funcionais do edifício foram alguns dos elementos analisados, tendo os participantes ficado bastante satisfeitos com o que viram, por se tratar de soluções e aplicações que têm a ver, não apenas com a formação em si, como também com a sua profissão.
“O objectivo foi fazer uma visita de estudo e procedemos a um inventário das soluções de iluminação e outros equipamentos utilizados, nomeadamente na climatização local, de modo a podermos, na nossa prática profissional, ter referências para sugerirmos medidas de Eficiência Energética. Grosso modo, conseguimos o que tínhamos em perspectiva, e conseguimos observar, sur-place, o funcionamento de um edifício muito moderno onde, basicamente, já está tudo implementado para garantir a Eficiência Energética. O próprio formador confessou que não estava à espera de encontrar um sistema topo de gama, pelo que a Caixa Económica de Cabo Verde está de parabéns”, indicou Kénio de Brito, formando cabo-verdiano.
Para este técnico, “foi muito importante esta aula prática pois os formandos puderam recolher conhecimentos e compará-los com o que têm aprendido”. Por outro lado, de acordo com o mesmo, os outros formandos puderam constatar essa realidade e “ficaram todos muito satisfeitos pois foi uma experiência interessante, uma vez que o edifício em si apresenta valências de grande alcance no domínio da eficiência energética”.
[meta_gallery_carousel]