Os formandos do curso de Instalação e Manutenção de Sistemas Fotovoltaicos de Produção de Energia 8ª ed., apresentaram, hoje à tarde, um projeto de criação de uma empresa voltada para a produção de energia através de painel solar, no âmbito do módulo de Inglês Técnico.
Segundo a formadora Ângela Santos, os formandos pretendem implementar o projeto, principalmente nas suas ilhas de origem, nomeadamente, S. Antão, S. Vicente e S. Nicolau. “Segundo eles, nessas ilhas existem zonas muito encravadas em que as famílias não têm acesso à energia elétrica, por outro lado há zonas onde há possibilidades de se produzir energia através do vento e do sol, com isso poderão produzir energia limpa a baixo custo e para toda a população”.
O nome da empresa é CVPHOTOSUN e de acordo com a presidente, Sulamita Fortes Assunção “trata-se de uma empresa onde vamos utilizar a energia do sol para produzir energia elétrica e é composta por seis departamentos, são eles: marketing, vendas, produção, instalação, manutenção e transporte de energia”.
A formadora Ângela Santos, trouxe um ex-aluno da escola técnica Cesaltina Ramos para partilhar a sua experiência com os formandos de fotovoltaico, tendo em conta que já tinha realizado o projeto na sua turma, também na aula de inglês. “Aprendemos muito com essa iniciativa da professora e saímos com muita bagagem acerca de como começar um investimento”, explica Valdir Soares de Brito.
O principal objetivo da realização desses projetos é incutir nesses jovens uma aptidão pela criação da própria empresa. “O nosso objetivo é levar adiante, esse projeto” conta Valdir de Brito, para quem “penso que tanto eu quanto os meus colegas demos o nosso máximo e pretendemos dar a continuidade”.
O trabalho tem como título, “exemplo de boas práticas no ensino da língua inglesa para áreas técnicas” e já foi realizado por formandos de outros cursos.
[meta_gallery_carousel]