Desde a sua criação em 2015 o Centro de Energias Renováveis e Manutenção Industrial (CERMI) já formou centenas de jovens em diferentes áreas relacionadas com as ER.
Os cursos de nível 3, 4 e 5 incluem conteúdos teóricos e práticos. Após o período de formação, os formandos têm a oportunidade de aprimorar os conhecimentos adquiridos através do estágio curricular em empresas parceiras do centro.
Essas formações têm sido muito proveitosas para os beneficiados. É o caso de Elton Djone Tavares que terminou a formação em Instalação e Manutenção de Sistemas Fotovoltaicos e Produção de Energia, 5ª edição, no ano transato.
“Quando tive conhecimento das vagas disponíveis fiquei muito interessado e procurei informações sobre o curso para saber sobre os benefícios que poderia adquirir com a sua realização” afirmou o ex-formando, para quem, estudar no CERMI foi uma experiência bastante enriquecedora.
Muitos jovens têm optado por esses cursos de formação profissional, e um dos principais motivos é a importância que esses aprendizados desempenham na construção de um meio ambiente mais sustentável.
“O CERMI é uma excelente aposta. Valeu a pena estudar neste centro, visto que, para além de contribuir para o desenvolvimento do meu futuro profissional, existem também os benefícios destas aprendizagens que irão favorecer muito o nosso meio ambiente, realçou Elton Djone Tavares.
Após terminar a formação e tendo realizado o estágio profissional, Elton Tavares está apto para entrar no mercado de trabalho. O empreendedorismo é outra opção que o jovem tem em vista, tendo em conta, que o centro, através da sua incubadora CERMI Spin Off, tem preparado os seus formandos para a criação do próprio negócio.
Apesar das crises que o país e consequentemente as diferentes instituições têm enfrentado devido à pandemia da COVID 19, o CERMI contribuiu e continua a contribuir para o desenvolvimento profissional de vários jovens de Cabo Verde, o que irá refletir simultaneamente no processo de transição energética em curso.