O CERMI está a liderar o processo de transição energética, para o Sistema Solar Fotovoltaico, do palácio da Assembleia Nacional, o maior edifício público de Cabo Verde, que assim irá reduzir a sua factura de electricidade, na perspectiva da eficiência energética que constitui um dos maiores objectivos do país para o sector em causa.
De acordo com o administrador não executivo do CERMI, Gilson Correia, o centro preparou e foram já aprovadas as propostas técnica e financeira do projecto, devendo o concurso público para a execução, ser lançado no próximo mês de Setembro, aberto a empresas privadas, limitando-se o CERMI às tarefas de escolha da empresa vencedora, assim como à fiscalização e acompanhamento das obras, devendo igualmente verificar a conformidade dos trabalhos executados com os Termos de Referência e certificar o sistema instalado após a sua entrega.
Embora tenha capacidade para executar o projecto, o centro deixa essa prerrogativa para os privados, ajudando, assim, a densificar o mercado das energias renováveis e da manutenção industrial e proporcionando oportunidades às empresas e aos profissionais do ramo, incluindo de jovens técnicos que o próprio CERMI vem formando.
O compromisso do centro incide na conceção do projecto e no apoio à implementação do mesmo, destinado ao autoconsumo da casa parlamentar. A execução será de 10 meses, e o projecto é financiado pela cooperação luxemburguesa.
Neste momento, estão a ser ultimados os Termos de Referência (TdR) para o concurso, ao qual pode concorrer qualquer empresa nacional que disponha de capacidade de execução e apresentem as melhores propostas técnica e financeira.
A qualidade e a segurança serão, naturalmente, os principais requisitos e ter em conta, devendo o CERMI fiscalizar a execução dos trabalhos de construção civil necessários, a instalação elétrica, a montagem eletromecânica, a implementação do sistema remoto de supervisão, os testes finais e o comissionamento do projecto.
Outra importante tarefa do CERMI será a formação dos técnicos da Assembleia Nacional que irão operar e garantir a manutenção do Sistema Solar Fotovoltaico a ser instalado, devendo os conteúdos dessa capacitação ser desenhados tendo em conta a dimensão e a natureza do projecto.