Os formandos da 4ª ediçâo do curso de Montagem e Manutenção de Instalações de Climatização e Refrigeração do CERMI terminaram a sua formação inicial de um ano e voltam, agora, para as suas ilhas, para realizarem o estágio curricular exigido, por um período de dois meses.
A partir daí estarão aptos para o mercado de trabalho, cientes de que a área em que se formaram tem muita procura, mas sabendo, no entanto, que têm de dar o melhor de si para porem em prática tudo o que aprenderam.
Por outro lado, os estudantes da 5ª edição do curso de Instalação e Manutenção de Sistemas Fotovoltaicos de Produção de Energia encontram-se na reta final do seu percurso no CERMI, faltando apenas a apresentação e a defesa dos respectivos projetos finais.
O Conselho de Administração do CERMI reuniu-se esta tarde com esses jovens, para parabeniza-los pela etapa concluída.
“Estão todos de parabéns pelo esforço e pelo trabalho desenvolvido, e aproveito o momento para agradecer aos funcionários do centro pela sua dedicação e para que fosse possível atingir este objectivo. Esta manifestação de apreço é igualmente dirigida aos formadores, pela qualidade que imprimiram à formação, mas, também, ao governo e ao Fundo do Turismo por investirem na formação dos jovens”.
Luís Teixeira referiu-se à questão da qualidade da formação que esses formandos levam na bagagem, acrescentando estar convicto de que os conhecimentos adquiridos deverão servir para que regressem às suas ilhas e encontrem um posto de trabalho, mas também para que contribuam activamente para o desenvolvimento das mesmas.
Os formandos usaram da palavra para agradecer ao CERMI, bem como aos colaboradores do centro, ao CA e aos formadores, por tudo terem feito para que pudessem aproveitar a oportunidade de que beneficiaram.
“Sentimo-nos bem acolhidos aqui no CERMI, aprendemos muito como formandos e como futuros profissionais, mas também na qualidade de cidadãos. Estivemos muito unidos uns com os outros e seremos eternamente gratos pela oportunidade que tivemos”, afirmou, em nome dos restantes colegas, Donizete Cardoso, da Boa Vista.
“É a primeira vez que vejo tantos jovens da ilha do Maio a terminar uma formação, e isso deixa-me muito feliz. Fomos muito bem recebidos, por isso agradeço ao CERMI pelo acolhimento e pela oportunidade. Espero que as pessoas do Maio possam ter mais oportunidades como esta”, disse por seu lado Delmario Moreno, da referida ilha.
Da mesma forma Dara Melo, do Sal, realçou: “construímos aqui uma família, agregámos novos valores aos que trouxemos e a convivência com as pessoas foi boa, pelo que agradeço a todos pela oportunidade e pela experiência vivida”.
O CERMI já recebeu para formação profissional jovens de quase todas as ilhas, sendo que na próxima semana chegarão formandos de Fogo e Brava para um novo ciclo de aprendizagem profissional no Centro de Energias Renováveis e Manutenção Industrial de Cabo Verde.
[meta_gallery_carousel]