Colaboradores do Centro de Energias Renováveis e Manutenção Industrial (CERMI) participaram, hoje de manhã, numa palestra sobre inteligência emocional com o objetivo de aprender a gerir as suas emoções, principalmente neste contexto provocado pela pandemia da Covid 19.

Durante a sessão foram abordados temas como técnicas de resolução de conflitos sob pressão do isolamento, habilidades que permitem o desenvolvimento das competências emocionais, bem como, construção de um melhor relacionamento com a instituição, colegas e familiares.

“Quando você tem uma inteligência emocional você tem autoconhecimento e autocontrole. O autoconhecimento vai permitir gerir melhor a sua pessoa e entender a si mesmo, enquanto que o autocontrole consiste na procura da melhor forma de gerir as nossas emoções”, considera o palestrante Nuno Melício.

A gestão das emoções é algo que deve ser feito em qualquer lugar ou momento, tendo em conta a sua importância para as relações humanas e para os comportamentos e atitudes do dia-a-dia. Neste contexto, o formador Melício debruçou sobre a pertinência do assunto para o ambiente de trabalho.

“Primeiramente, temos de compreender que não estamos sozinhos no trabalho, pois temos colegas, chefes e subordinados e quanto melhor soubermos gerir as nossas emoções, controlando a raiva, exercendo a paciência e não agindo de forma impulsiva estaremos mais preparados para lidar com essas pessoas”.

No final da palestra os participantes demonstraram-se bastante satisfeitos em relação aos temas abordados durante a ação.