O Vice-primeiro Ministro e Ministro da Finanças enalteceu hoje o trabalho que está a ser desenvolvido pelo Centro de Energias Renováveis e Manutenção Industrial em prol da empregabilidade e da melhoria da capacidade empreendedora dos jovens cabo-verdianos, e garantiu que o Governo vai continuar a apoiar a instituição na materialização desses objectivos.

Olavo Correia deixou essa promessa durante uma visita que efectuou hoje ao CERMI, acompanhado pelo Secretário de Estado para a Inovação e a Formação Profissional, Pedro Lopes, para, mais uma vez, se inteirar das acções que o centro está, presentemente, a materializar.

O governante mostrou-se “satisfeito com a dinâmica e a evolução do centro”, particularmente na montagem de soluções e oportunidades para a juventude cabo-verdiana.

“A nossa obrigação é formar jovens e criar oportunidades e penso que as energias renováveis e a mobilidade elétrica são áreas que têm futuro. Temos condições para sermos uma referência em África e, quiçá no mundo também. Mas a materialização desse desígnio requer um quadro de formação permanente” como o que o CERMI está a materializar, avançou Olavo Correia.

A par desse pressuposto está a questão do empreendedorismo, que permite aos jovens formados no CERMI criar oportunidades de negócio e de emprego para si próprios e para outros, uma valência em que o centro vem apostando fortemente e que foi devidamente destacada pelo VPM.

“Temos de formar jovens para o mercado de trabalho mas também para que possam criar condições de gerar o seu próprio emprego” apelou Olavo Correia, que defendeu a necessidade de o CERMI continuar a emparceirar-se com outras entidades que trabalham para os mesmos objectivos, nomeadamente a Pró-empresa, e assim criar “pontes de assessoria e de apoio” dinâmicas.

A comitiva do Vice Primeiro-ministro e Ministro das Finanças foi acolhida pelo Conselho de Administração do CERMI, cujo presidente, Luís Teixeira, fez o ponto da situação do andamento da instituição, mostrando a sua evolução e apresentando os projetos em curso e os desafios assumidos, bem como as propostas de melhoria das ofertas que disponibiliza.

Durante a visita governamental, estudantes de Fogo e Brava que se encontram em formação no CERMI aproveitaram para apresentar à delegação um projeto de criação de empresa para as respectivas ilhas, uma iniciativa desenvolvida no âmbito da disciplina de inglês técnico.

A delegação chefiada por Olavo Corrreia procedeu, depois dos contactos com os responsáveis, colaboradores e estudantes regulares do centro, a uma visita guiada às instalações.

O governante aproveitou para visitar a sala de formação em Solar Térmico para formadores de países francófonos da CEDEAO, que está a decorrer no centro com financiamento da União Europeia e executado pela LuxDev, no âmbito do Projeto de Reforço da Ancoragem Regional do CERMI na CEDEAO.

 

[meta_gallery_carousel]