O Centro de Energias Renováveis e Manutenção Industrial (CERMI) deu início, hoje, nas suas instalações, na cidade da Praia, a mais uma acção de formação regional de formadores em Sistemas Solares Térmicos, para representantes de países de expressão anglófona da CEDEAO, incluindo participantes de Cabo Verde.

A formação decorre de hoje, 11, a 22 de novembro com quatro participantes da Nigéria, um da Gâmbia, um da Libéria, três da Serra Leoa, quatro do Gana e quatro de Cabo Verde.

A abertura foi presidida pelos membros do Conselho de Administração do CERMI, mas também contou com a presença do Representante Residente da Agência de Desenvolvimento e Cooperação (LuxDev) do Luxemburgo, François Bary, do Coordenador do Projeto de Reforço da Ancoragem Regional do centro, Jansénio Delgado e do Diretor de formação e dos serviços de metrologia do 3C, Edson Mendes.

Após ter dado as boas vindas aos participantes o representante residente da LuxDev, François Bary disse esperar um “trabalho conjunto que crie sinergias para se concretizar, da melhor forma, os objetivos desse ambicioso projeto de Reforço da Ancoragem Regional do CERMI na CEDEAO”.

Da mesma forma, o PCA do CERMI desejou uma boa formação aos formandos e explicou que “não se trata de um projeto do CERMI, mas sim da CEDEAO”, sendo que o principal objetivo é o de conduzir o centro no seu processo de se transformar numa referência para toda a região”.

Segundo ainda Luís Teixeira, para se alcançar essa meta, o primeiro passo é a formação de formadores no âmbito do Projecto de Reforço da Ancoragem Regional, nomeadamente pela via da criação de uma rede de formadores e de contactos úteis nos países da CEDEAO”.

Cette action de formation est menée en partenariat avec le LuxDev dans le cadre du Projet de Renforcement de l'Ancrage Régional du CERMI, et est financée par l'Union Européenne.

[meta_gallery_carousel]