Um grupo de alunos e ex-alunos da Escola Secundária Abílio Duarte (ESAD) visitou esta tarde o Centro de Energias Renováveis e Manutenção Industrial (CERMI), para conhecerem as instalações, o funcionamento e as condições do centro, bem como as ofertas formativas disponíveis.

A subdiretora para inclusão social e promoção da cidadania do agrupamento da ESAD, que organizou a visita, Ana Varela, explicou que o objetivo foi apresentar aos alunos as opções de formação profissional que o CERMI oferece, de modo a que possam decidir, caso venham a fazer tal opção, por que tecnologia revelam mais aptidão e interesse.

“Estamos à procura de formas de direccioná-los para o ensino profissional, tendo em conta que alguns desses alunos já terminaram o 12º ano de escolaridade, mas não encontraram formas de se ingressaram num curso superior devido a algumas limitações”, realça a responsável.

Durante a visita, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer os diferentes espaços e funcionalidades do centro, nomeadamente, oficinas, salas de aula, parques solar e eólico e cantina.

Para o estudante do 9º ano da Escola Secundária Abílio Duarte (ESAD) Jailson Batalha, “a visita foi bastante motivadora” pois permitiu “conhecer diferentes áreas de formação oferecidas pelo CERMI”. Após visitar algumas oficinas o estudante demostrou maior interesse para a área de “climatização e refrigeração”.

Por sua vez, a ex-estudante da escola ESAD, Cíntia Miranda mostrou-se encantada com os equipamentos que encontrou nas oficinas do centro. “Achei interessante realizar esta visita e gostei de tudo o que vimos. O que mais me chamou atenção aqui foram as máquinas que tivemos a oportunidade de conhecer acredito que seria interessante poder trabalhar com elas”.

Para além do CERMI o grupo já visitou outras instituições de ensino profissional para conhecerem os diferentes cursos disponíveis.

[meta_gallery_carousel]