Em parceria com a Câmara Municipal da Praia e com o Governo de Cabo Verde, a empresa Loid Engenharia, promotora da fundação Smart City, vai realizar, de 11 a 13 de Outubro, a primeira Expo Smart City CEDEAO.

O objetivo é criar espaço para serem apresentados projetos inovadores nesta área, ideias smarts que estão a ser desenvolvidas aqui em Cabo Verde, e não só.

“Sabemos que há muito desenvolvimento de projetos inovadores, mas não temos tido espaço para conhecer os dar a conhecer. A fundação pretende criar esse espaço para apresentação de projetos, de modo a podermos dar à população a oportunidade de conhecer o que se passa e também ouvir da parte dos promotores o que têm a dizer sobre o conceito de Smart City que queremos ter em Cabo Verde”, explicou Loide Monteiro, presidente da fundação, no acto de apresentação da iniciativa.

Loide Monteiro convidou, assim, todos os interessados e o público em geral a envolverem-se na iniciativa, ajudando a construir cidades saudáveis em Cabo Verde: “Queremos envolver a população nessas atividades, e a ideia é ver onde é que estão os problemas, algo que a população conhece bem, porque os enfrenta no dia-a-dia, e dessa forma podemos encontrar soluções inteligentes para resolvê-los”.

Para Aruna Handem, Diretor Geral das Telecomunicações e Economia Digital , tendo em conta a importância desse ato, “estão todos convidados para este grande evento não só para ver e ouvir, mas também para participar com ideias e com iniciativas”.

Aruna Handem explica que o evento não é só para Cabo Verde. “É Smart City CEDEAO, portanto, estarão pessoas da nossa subregião que é um mercado que nos interessa muito”, realça.

De acordo com o Diretor Geral das telecomunicações e Economia Digital o governo apoia a iniciativa a 100%, isto porque também faz parte da Smart City a inovação, a tecnologia, o Smile, “pois a qualidade de vida dos cidadãos hoje em dia depende muito do que estes elementos podem trazer, mas também porque há várias iniciativas que o governo está a tomar nesse sentido”.

O Smart City está assentado em quatro pilares chamados “4S”, nomeadamente, Smart (tecnologia), Sustentabilidade (questões ambientais), Save (segurança) e Smile (sorriso).

[meta_gallery_carousel]