O Secretário de Estado do Comércio e da Indústria de São Tomé e Príncipe, Eugénio da Graça, visitou as instalações do CERMI com o objetivo de conhecer o centro, bem como as atividades desenvolvidas, e lançar pontes para uma futura cooperação.
A delegação santomense foi recebida pelo Conselho de Administração do centro e fez uma visita guiada às instalações, nomeadamente, oficinas, parque solar, salas de aula, auditório, biblioteca e cantina.
O PCA do CERMI aproveitou o momento para dar as boas vindas ao visitante e fazer um enquadramento acerca da instituição que dirige.
Após a visita, Eugénio da Graça mostrou-se satisfeito com a visita, que considerou “bastante positiva”.
“De facto, hoje em dia, o conhecimento nas áreas das energias renováveis tem de fazer parte do nosso programa do dia-a-dia”, afirmou o ministro, para quem as energias fósseis “já não fazem parte do futuro”, sendo necessário “evoluir e avançar para energias renováveis, mais económicas e mais limpas”.
Ao conhecer mais de perto os avanços do CERMI nessa área, Eugénio da Graça demostrou interesse em desenvolver esse sector no seu país.
“Por enquanto, em São Tomé ainda não começámos, mas este é um primeiro contacto, podemos impulsionar a comparação nesta área que é bastante importante e desenvolvê-la no nosso país”, perspectivou.
Luís Teixeira, PCA do CERMI, manifestou também a sua vontade de desenvolver parcerias nas áreas da formação, assistência técnica e mobilidade elétrica.
Esta perspectiva agrada ao governante de São Tomé e Príncipe para quem, “sem dúvida, tudo está em aberto, havendo toda a necessidade de o governo santomense tratar essa cooperação ir vendo essa questão das energias renováveis para um futuro mais sustentável”.
O CERMI já formou 30 jovens de São Tomé e Príncipe em áreas relacionadas com as energias renováveis e está aberto a receber outros formandos do país para outras ações do género.